HOMENAGEADO


ALCY JOSÉ DE VARGAS CHEUYCHE


Nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, a 21 de julho de 1940. Filho do ofícial do Exército, médico-veterinário e advogado Alcy Vargas Cheuiche e de Zilah Maria da Silva Tavares, de tradicional família pelotense. Aos 18 anos, prestou vestibular em Porto Alegre na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Agronomia e Veterinária. Durante o curso, colaborou em jornais universitários com artigos, contos e poesias. Concluído o curso em primeiro lugar em sua turma, conquistou uma bolsa de estudos para Paris. Essa experiência universitária brasileira, que prolongou-se na Europa com três anos de curso de pós-graduação na França e Alemanha, é muito visível em livros como O Gato e a Revolução e O Mestiço de São Borja. Segundo os críticos que analisaram sua obra, é no romance histórico que Alcy Cheuiche encontrou seu verdadeiro caminho na literatura brasileira. Sepé Tiaraju, Romance dos Sete Povos das Missões, um dos mais conhecidos, foi traduzido para o espanhol e para o alemão e também editado em quadrinhos no Brasil.
Um dos livros mais elogiados de Alcy Cheuiche, Nos céus de Paris - Romance da vida de Santos Dumont, narra a vida fascinante do “Pai da Aviação”, tão pouco conhecida dos brasileiros.
Alcy Cheuiche é ganhador do prêmio literário Ilha de Laytano com seu conhecido romance histórico A Guerra dos Farrapos. Como cronista, além do livro O Planeta Azul, é coautor de A Cidade de Perfil. Em 1998, recebeu dois prêmios literários com livros Nos Céus de Paris-Romance da vida de Santos Dumont: troféu da RBS como o melhor romance lançado na Feira do Livro de Porto Alegre e troféu Laçador, como melhor livro publicado no sul do Brasil em 1998, além disso, recebeu em 2001 a Medalha Mérito Santos Dumont, uma das maiores honrarias da Força Aérea Brasileira.
É membro vitalício e Secretário-Geral sa Academia Riograndense de Letras e sócio fundador da Associação Gaúcha de Escritores.

INÍCIO DA PÁGINA