| Principal | História | Comissão | Estudantil | Contato |

   

15ª QUADRA - SETEMBRO DE 2010


COMISSÃO AVALIADORA


JOSE CARLOS BATISTA DE DEUS, medico veterinario, poeta, nascido em Sao Vicente do Sul. Filho de capataz de estancia, desde cedo traz o campo nas retinas.
Participa ativamente dos festivais nativistas do estado, escrevendo sobre as coisas do dia a dia do homem campeiro. Dentre as inumeras premiacoes, destaca o primeiro lugar na 18ª Tafona de Osorio e tambem o 1º lugar poesia no 6º Seival de São Lourenco do Sul.

 

 

PAULO RICARDO FUCHINA DOS SANTOS
Natural de Canoas/RS, a 32 anos radicado na cidade de Passo Fundo.
Jornalista, radialista, publicitário, produtor, diretor, apresentador de rádio e televisão, poeta e declamador.
Com dezenas de trabalhos gravados e premiados em CD’s de festivais de poesia, como Bivaque de Campo Bom, Sesmaria de Osório, Seival de São Lourenço do Sul, Festival da Brigada de Porto Alegre, Festival Nativa FM de Santa Maria, Pedra Moura de Pelotas e Querência da Poesia de Caxias do Sul. Foi escolhido como o melhor declamador da 3ª Tertúla Maçônica da Poesia Crioula, realizada no dia 24 de agosto de 2010 em Porto Alegre/RS.
Autor de letras gravadas pelo cantor popular Ricardo Camargo de Salvador BA e pelos grupos gaúchos Reponte de Carazinho e Os Ginetes de Santa Maria.
Possui mais de CEM troféus como melhor declamador em eventos como o FEGART-RS, Recital Alma de Poeta de Estância Velha e Rodeios Nacionais e Internacionais nas cidades de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Osório, Pelotas, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Augusto, Ijuí, Lagoa Vermelha, Soledade, Nova Prata, Passo Fundo, Marau, Casca, Carazinho, Espumoso, Tapera, Tapejara, dentre outras. Premiado na 24ª, 25ª e 26ª edições do Rodeio Internacional de Vacaria, com o 3º, 2º e 1º lugares respectivamente.
Avaliador do ENART no Rio Grande do Sul e FECART em Santa Catarina e de inúmeros Festivais e Rodeios Nacionais e Internacionais nestes dois estados.
É sócio fundador da Associação dos Payadores, Poetas e Declamadores Gaúchos.
Lançou o CD de poesias gaúchas inéditas, denominado, “Das Coplas de Algum Andejo”, com edição esgotada.

 

VAINE DARDE, natural de Uruguaiana, RS, iniciou sua carreira como compositor e poeta em 1978 quando foi premiado no concurso Apesul Correio do Povo Revelação Literária. Em 1988 em parceria com Gaúcho da Fronteira fica conhecido em todo o país com a música Vanerão Sambado que ganha discos de ouro e platina. Em nova parceria com Gaúcho da Fronteira, gravada pelos Engenheiros do Hawai, Herdeiro da Pampa Pobre, afirma-se no cenário musical do estado. Recebeu por dois anos consecutivos o troféu Vitória concedido pela Secretaria da Cultura. Em 2004 ganha o troféu Clave do Sul como melhor letrista dos festivais.
Com mais de 800 músicas gravadas por artistas gaúchos e de outros estados, entre eles duplas sertanejas, é um dos compositores mais premiados do Rio Grande do Sul.
Detentor de uma centena de prêmios de festivais, conquistou em 1989, em parceria com Elton Saldanha, a Calhandra de Ouro, prêmio máximo da Califórnia Canção Nativa, evento que originou o movimento nativista.
Possui uma coletânea de sua obra gravada pela gravadora Usa Discos em discografia que inclui doze autores consagrados, intitulada Autores do Sul. Seus poemas e sonetos compõem várias antologias.
Entre outros prêmios, Vaine Darde também faz parte da seleta galeria dos vencedores da Sesmaria.

VOLTAR