3ª QUADRA - SETEMBRO DE 1998


COMISSÃO AVALIADORA


VALDEMAR CAMARGO ATAYDE
Eletrotécnico, Natural de Santa Rosa, Ex-Patrão do CTG Carreteiros do Sul, da Escola Técnica Federal de Pelotas. Declamador premiadíssimo em concursos de Poesia, destacando-se como bi-campeão do Rodeio Internacional da Passo Fundo, bi-campeão do Festival Gaúcho de Arte e Tradição – FEGART. Além disso vencedor da Declamada da Poesia Gaúcha, de Santa Cruz do Sul, vencedor do concurso entre campeões do FEGART, realizado pelo CTG Rancho da Saudade de Cachoeirinha e Campeão dos Rodeios Internacionais de Osório, Tramandaí e Capão da Canoa.
Criador do Bivaque da Poesia Gaúcha de Campo Bom.
Jurado dos principais eventos de poesia e Declamação do Estado.

MOISÉS SILVEIRA DE MENEZES
Nasceu a 28 de Julho de 1954 em Lavras do Sul, porém tendo passado a infância e a adolescência em Tupanciretã, a considerando como adotiva.
Oficial superior da Brigada Militar (comandante do primeiro RP Mon - Santa Maria) possui uma extensa participação nas lidas culturais do tradicionalismo, integrando comissões avaliadoras de arte declamatória há mais de 6 anos em toda a região sul do Brasil, além de participante ativo dos movimentos culturais urbanos, pois, escreve sob os enfoques Regional e Universal.
Pertence à Estância da Poesia Crioula, Casa do Poeta Riograndense, Grêmio Literário Castro Alves e Associação Pró-editoração de Segurança Pública.
Compositor com muitas músicas aprovadas em festivais e um dos poetas mais premiados do movimento poético do estado, com participações destacadas na Sesmaria da Poesia Gaúcha (Osório), Bivaque da Poesia Gaúcha (Campo Bom) e Seival da Poesia Gaúcha (São Lourenço do Sul).
Editou “Taperas da Ilusão” – poesia, – “Das margens do Rio Nilo às Barrancas do Rio Uruguai” – ennsaio poético/histórico - , obra que segundo o mestre Hugo Ramirez da Associação Brasileira de Crítica Literária, demarca numa virada geográfica e cultural, os símiles e raízes da criatividade estética do gaúcho, considerando ainda a obra, indicativo da esplêndida maturidade do autor e da geração tradicionalista da qual faz parte e é expoente.

JOSÉ JOÃO SAMPAIO DA SILVA - Nasceu em Itaqui, no ano de 1957. Poeta e compositor, seguindo a linha dos pajadores, os rapabolos cruzadores de caminhos que reponteavam seus versos desde os tempos em que a pampa era indivisa e de contornos imprecisos. Foi assíduo colaborador do Jornal O Município de Itaqui, provavelmente um dos últimos jornais do Estado a usar composição por tipografia. João Sampaio, como é conhecido, foi parceiro de Noel Guarany em diversas composições, como: "Alma", "Garra" e "Melodia". De sus pena, surgiram sucessos, destacando-se "Lavadeiras do Uruguai". Na esteira de sua origem de um autêntico e sensitivo homem de fronteira, defende a integração fraterna com os habitantes da Região do Prata. É hoke, sem dúvida, um dos grandes letristas e poetas do Estado, já tendo vencido e participado com destaque em vários festivais, Seu manancial de inspiração forjado a partir da lida de campo e dos seus flagrantes, bem como da psicologia do gaúcho e dos seus temas sociais e líricos. É inesgotável e tem municiado o repertório dos maiores músicos do Rio Grande do Sul. Mostrando a amplitude de sua obra, seu poema já percorre outros pagos. Possui textos publicados no Uruguai, Argentina e Suiça. Inclusive, alguns já foram traduzidos para o japones, dando a vazão máxima do escritor russo Ican Tolstói. "Retrata a tua aldeia e serás universal". Escreve também em guarani e espanhol, a exemplo de Martin Fierro, o imortal personagem de José Ernández: "Cantar opinando".

INÍCIO DA PÁGINA