HOMENAGEADO


DARCY FAGUNDES

Darcy Fagundes era fundamentalmente um homem de rádio. Ganhou prêmios importantes em muitas áreas como: TV, cinema e teatro.
Quando moço, passou a integrar o elenco da prestigiosa Rádio Farroupilha, onde interpretava diversos papéis e, também onde adquiriu o apelido de GAUCHÃO.
Aluno do Colégio União, em Uruguaiana e do IPA, em Porto Alegre. Salientou-se, desde cedo declamando poemas gauchescos do grande Vargas Neto. No Colégio União era companheiro de atividades gaúchas e declamação de um guri alto e magro, de Santana do Livramento, chamado João Carlos D’Ávila Paixão Cortes.
Em 1955 Otávio Augusto Vampré, Diretor da Rádio Farroupilha, encantado com o Tradicionalismo Gaúcho, resolveu criar um programa da rádio em horário nobre (Noite de Domingo) voltado para o gauchismo. Então nasceu o programa GRANDE RODEIO CORINGA, apresentado por Paixão Côrtes e Darcy Fagundes. O sucesso foi imediato e estrondoso, lançou e promoveu grandes Cantadores, Trovadores e Declamadores da arte Nativista. Com o afastamento de Paixão Côrtes, Darcy Fagundes, clamou por um companheiro para apresentar o GRANDE RODEIO CORINGA. Foi então que em um almoço organizado por Antônio Augusto Fagundes na histórica Pensão Saraiva, na Praça da Alfândega, que nasceu a grande amizade de Darcy Fagundes e Luiz Menezes, dupla que conduziria o programa ao longo de praticamente toda sua duração – 20 anos. Luiz Menezes era a criação: O poema, a canção, o violão, Darci era a interpretação. Os grandes Poetas disputavam a honra de ver seus versos declamados por Darcy. Com o fim do programa, aposentou-se e viveu alguns anos a nostalgia do microfone. Com a ajuda de Flávio Alcaraz Gomes e Elma Santana, Darcy Fagundes lançou com êxito o programa Galpão do Nativismo, na Rádio Gaúcha, onde o programa ainda existe sob a coordenação e locução de seu irmão, Antônio Augusto Fagundes(Nico Fagundes).