2ª QUADRA - SETEMBRO DE 1997


COMISSÃO AVALIADORA


JOSÉ HILÁRIO AJALLA RETAMOZO – Natural de São Borja, Tenente Coronel da Polícia Militar, da reserva, Curso Superior da Polícia Militar, Curso de aperfeiçoamento de Oficinas, Curso de Ciências Jurídicas e Sociais, Comandante do Esquadrão de Uruguaiana, Comandante da Operação Golfinho, Comandante da 3ª Companhia PM de Taquara, Comandante da 1ª Companhia PM de Osório, Chefe da Diretoria de Ensino da Brigada Militar, Secretário de Estado Maior da Brigada Militar, Chefe da Comissão Editorial da Brigada Militar de 1986 a 1990, (vinte livros editados), Diretor do Instituto Estadual do Livro de 1991 a 1993 com edição de 20 livros e quatro no prelo, Medalha de Ouro, Prata e Bronze por 10, 20 e 30 anos de bons serviços prestados ao Estado, Medalha de Reconhecimento: Grau Bronze.
Poeta e compositor, com premiações de 1º lugar nos Festivais de Música: Califórnia da Cançao Nativa, Vindima da Canção em Flores da Cunha (2 vezes), Concurso de Poesias alusivas ao Rodeio da Vacaria (3 vezes), além de outras premiações.
Escritor com vários livros editados: Lua Andarenga e Cantos Provincianos.
Co-Fundador da Estância da Poesia Crioula e seu Presidente por 4 períodos alternados, Membro da Academia Rio Grandense de Letras cadeira nº 40, Diretor do Departamento de Cultura do Clube Farrapos de Porto Alegre, Autor dos Hinos de Rosário do Sul, São Luiz Gonzaga e São Miguel das Missões e de várias canções de Batalhões da Brigada Militar.

COLMAR PEREIRA DUARTE – Poeta, compositor, Uruguaianense de nascimento, com tres livros de poemas editados: Sesmarias dos ventos, Cancha Reta e Cardo, possuindo ainda dois em preparo: Caraguatá e O Jardineiro Cego. Autor de transposição para balé, da lenda Salamanca do Jarau, levada aos palcos pelo Balet Brandsen da Argentina no Festival de Cosquin de 1976, além de criador da peça de teatro Fogões do Rio Grande. Consagrado autor de muitas canções gravadas e outras tantas inéditas.
Patrão do CTG Sinuelo do Pago, idealizador e um dos criadores da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana. Foi presidente do Conselho de Cultura e Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Uruguaiana.
Participação em Diversos Festivais de Poesias e Música, possuindo entre seus prêmios: 1º Prêmio de Folclore (1970), 1º Prêmio de Fotografia de Santa Maria (1970), Calhandra de Ouro (1971), 1º Prêmio de Poesia (1980), Chasque de Ouro de Sant´Anna do Livramento (1983), Troféu Bento Gonçalves de Triunfo (1992), Medalha de Ouro do Município de Uruguaiana (1995), 2º Lugar na Sesmaria da Poesia Gaúcha de Osório (1996) com o poema "Reincidência".

JOEL CAPELETTI – Natural de Campo Bom, no Vale dos Sinos, poeta e declamador, criador e organizador do Bivaque da Poesia Gaúcha, realizado em Campo Bom. Participou como declamador em vários festivais como a Declamada de Rio Pardo, Aparte de Passo Fundo, Cocho de Sal de Farroupilha, Sesmaria da Poesia Gaúcha de Osório.
Também como poeta alcançou HONRA AO MÉRITO no concurso de poesias inéditas no Rodeio Internacional da Vacaria. Avaliador em diversos concursos de declamação de nosso Estado, entre eles: Rodeio Internacional de Osório, Tramandaí, Rodeio de Campo Bom, Bento Gonçalves, Mostra de Arte e Cultura de Novo Hamburgo. Campeão como declamador nos rodeios internacionais de Osório, Tramandaí e vários outros, premiado por duas vezes no FEGART e juntamente com Moisés Menezes sagrou-se terceiro colocado na Sesmaria da Poesia Gaúcha, 1ª Quadra com o poema "Fragmentos Memórias de um Anônimo".

INÍCIO DA PÁGINA